nos últimos dias a minha bolha da internet estava abarrotada de pessoas falando sobre metas, hábitos e planos para 2024. também me deparei com várias pessoas fazendo o desafio dos 75 dias, baseado no livro do Andy Frisella que consiste em 5 tarefas diárias:
Seguir uma dieta com uma refeição livre e sem álcool.
Se exercitar duas vezes por dia durante 45 minutos. Um desses treinos deve ser ao ar livre.
Beber um galão de água diariamente (3l).
Ler 10 páginas de não ficção diariamente.
Tirar fotos do progresso diariamente.
Se você não seguir nenhuma das cinco regras, deve recomeçar desde o primeiro dia.
confesso que fiquei tentada a fazer também. mas será que faz sentido? é só ler as regras duas vezes que fica fácil perceber como é um desafio praticamente impossível de seguir e quase todo sem razão. a maioria de nós não precisa de 3l de água por dia. por que só uma refeição livre? por que só não ficção?
de qualquer forma, o desafio é super popular. isso não é por conta do seu conteúdo (quase impossível de seguir), mas porque mexe com o desejo de mudança que vem junto com o novo ano. todo mundo quer melhorar a alimentação, se exercitar e ler diariamente. 99% das pessoas nunca passam da fase do querer.
durante muito tempo eu fui essa pessoa, hoje não sou mais.
como alguém que fez algumas mudanças no ano passado e está caminhando para grandes mudanças em 2024, te afirmo que não é um desafio que vai te fazer sair da inércia. o “segredo” (na minha humilde opinião) está no planejamento.
talvez pra você seja algo óbvio, mas eu cresci num ambiente onde isso não existia. na minha casa nunca tiveram planners ou agendas. sentar para pensar no seu futuro e em como transformar seus sonhos em realidade was not a thing.
autoconhecimento, organização financeira, planejar o ano… tudo isso não fazia parte da minha realidade.
mesmo assim eu sempre fui a doida da tabela e da organização, mas tinha dificuldade com as ferramentas e muitas lacunas de aprendizado. a maneira como eu planejava as coisas não era eficiente.
depois de ralar muito nos meus primeiros anos da vida adulta, comecei a ter contato com outras realidades (principalmente através da internet) e um mundo novo de conhecimento e possibilidades se abriu.
entendi a importância de planejar as coisas com antecedência, anotar, refletir, buscar conhecimento de diversas fontes e, principalmente, descobri como não deixar (mais) meus sonhos serem apenas sonhos.
de forma muito resumida, o que eu entendo ser necessário é:
uma pitada de pensamento positivo, afinal, se você não acreditar que as coisas vão dar certo, qual vai ser sua motivação pra tentar?
acompanhar pessoas que te inspirem a viver a vida que você está buscando. caso não tenha exemplos próximos, a internet funciona muito bem pra isso
PLANEJAR a sua vida, o seu ano, a sua semana. pensar nos seus objetivos e em tudo o que você precisa fazer para conquistar eles. alocar essas coisas na sua rotina de maneira realista, com metas que condizem com o que é possível pra você
a meu ver essa é a melhor forma de começar a se mexer e fazer as mudanças necessárias.
hoje o meu grande aliado pra planejar tudo isso é o Notion. sem exageros, esse app foi o que tornou possível pra mim viver da criação de conteúdo na internet (algo que exige uma quantidade insana de planejamento).
depois de anos usando todo tipo de template mirabolante que não funcionava muito bem, cheguei num modelo ideal que eu vou compartilhar com vocês.
dia 06/02 ele ficará disponível. é um modelo de organização de vida - tem espaço para planejamento anual, finanças, leitura, trabalho, viagens, aprendizado de idiomas, estudos, shows, alimentação, casa, autoconhecimento, relacionamento e planner diário. vai junto com um mini curso de como usar o Notion e alterar o template para que ele fique a sua cara.
desejo pra você um 2024 cheio de realizações e objetivos alcançados :)
🧳pra deixar o coração quentinho
eu tenho uma quedinha por histórias de viajantes. acho um ato extremamente corajoso abandonar a vida “convencional” e sair pelo mundo com poucos itens dentro de uma mochila.
por isso, quero indicar hoje o perfil da Ana Clara que está indo para o Peru num celta e acompanhada de sua Golden Retriver.
também indico o vídeo publicado no perfil do Brian com a história da Kami Queiroz que me traz água nos olhos só de lembrar.
já falei sobre a Manu aqui na Newsy, mas agora ela está numa temporada pela Islândia sensacional, vale relembrar o perfil dela.
mesmo não sendo sua intenção largar tudo para viajar, são histórias muito inspiradoras que sempre servem para trazer uma perspectiva nova para nossa vida.
✨ no primeiro mês do ano…
🐻 o ensaio que o nosso ursão Jeremy Allen White fez para a Calvin Klein deu o que falar 🥵 e acabou se tornando uma das campanhas mais virais da marca. você pode conferir o vídeo aqui.
aproveito o momento para mais uma vez espalhar a palavra de The Bear, a série mais maravilhosa que assisti nos últimos anos.
🔪 Saltburn foi o filme queridinho do fim do ano e, apesar de achar ele uma grande mistura de outras obras que já vimos antes, tem seu charme. Interessante notar como a crítica do filme não é sobre os ricos, e sim sobre o querido da classe média ser obcecado pela vida exótica da elite.
Jacob Elordi está o próprio tumblr boy, recomendo assistir caso você ainda não tenha visto.
🎵 Paramore cancelou sua apresentação no Lollapalooza e foi substituido pela banda Kings of Leon. Agora é o momento de começar a acender as velas para o resto do line up que, até o momento, ainda conta com o Blink 182 🕯️🕯️🕯️
🎸 A produtora Livenation e Estádio do Morumbi fecharam uma parceria de exclusividade para shows por 5 anos! Artistas como RBD, Madonna, Beyoncé, U2, Coldplay, Shakira deverão ser realizados sempre no Morumbi caso passem com suas turnês pelo país.
Se preparem para verem muitos shows lá e aquele caos se chover…
🏆 O Oscar gerou um bafafá com suas indicações pois Ryan Gosling foi indicado na categoria de Ator Coadjuvante por Barbie, enquanto Margot Robbie (a Barbie) não foi indicada na categoria de melhor atriz.
Como o filme fala exatamente sobre isso, é de se apontar a grande ironia de Ken poder levar um Oscar, mas a Barbie não (nessa categoria).
Greta Gerwig, diretora do filme, também não foi indicada na categoria de melhor diretor, que contou apenas com homens.
Enfim a vida imitando a arte né amigos.
Se quiser maratonar os filmes, segue print da lista do Fundão.
🎧 Justin Timberlake voltou! Ele lançou o single Selfish e anunciou a primeria parte de uma Turnê mundial. Com o comeback a internet está o puro bafafá, promovendo uma rinha Britney x Justin, pois o gato foi tóxico no relacionamento que tiveram, 22 anos atrás.
Como fã dele e da Britney, impossível não refletir sobre a cultura do cancelamento e a separação entre arte/artista.
Pra mim cada caso é um caso, mas tendo a cada vez mais me distanciar de tudo que é pessoal sobre artistas e não me dizem respeito. Se há 22 anos ele foi um babaca com alguém, isso não me impacta como fã. Imagina se fôssemos cancelar todo mundo que foi um babaca na vida? Sobra alguém?
A verdade é que não sou amiga de nenhum dos envolvidos e não pretendo ser namorada dele no futuro. Não sei o que aconteceu realmente além do que é veiculado pela mídia (que está atrás de cliques, não de verdades - depois de ler esse livro, fica mais fácil entender do que eu estou falando). E sinceramente, nem me interessa.
Eu não sou responsável por como as pessoas que eu admiro agem em relacionamentos. Desde que elas não estejam espancando e est*prando mulheres como Chris Brown e Marilyn Manson, não cabe a mim, como fã do trabalho delas, julgar suas vidas pessoais.
Não soa quase ridículo pensar em descobrir como uma pessoa agiu em todos os relacionamentos que teve, para, só diante de uma ficha perfeita, admirar seu trabalho como artista? Não agimos assim nem com nossos amigos, quem dirá com artistas que não conhecemos pessoalmente.
“Nossa que música legal, mas pera, deixa eu pesquisar a vida de todos os integrantes da banda pra ver se em algum momento eles foram tóxicos num relacionamento. Poxa, fulano foi babaca há 15 anos quando namorou a ciclana, não vou mais ouvir suas músicas.” Desculpa, mas isso é maluquice.
Quanto mais eu reflito sobre isso mais doido eu acho todo mundo que está dando corda, mais uma vez, pra uma mídia sensacionalista e alimentando histórias de algo que aconteceu 22 fucking anos atrás, num relacionamento entre dois desconhecidos, tomando partido e julgando como se fosse um grande juiz de virtudes.
Você realmente espera que os artistas que admira sejam seres humanos perfeitos? Se a resposta for sim, pode cancelar sua assinatura do Spotify e plataformas de Streaming, eu tenho uma notícia pra te dar…
📻 música do mês
Passei por um vídeo do Dan Reynolds falando sobre algumas bandas que ouve, e, entre elas, o nome Cold War Kids me chamou a atenção. Parei pra ouvir e fiquei completamente obcecada.
Essa aqui é minha queridinha, mas eles têm várias outras sensacionais, recomendo demais ouvir :)