Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão
Uma conversa sobre a geração que tem medo de sair dos trilhos e desobedecer o sistema.
Um discurso que vem ganhando força na internet é o de que programas que adultos fazem pra se divertir “são coisa de adolescente” ou pior, “péssimos para a saúde”. Como se tivéssemos que mudar nossos gostos e quem realmente somos, só porque ganhamos mais uma leva de responsabilidades para dar conta.
Parece que existe uma crença de que chega um momento na vida em que devemos abandonar as coisas que nos trazem alegria. Curiosamente, esse momento coincide com o início da vida adulta - a época em que começamos a trabalhar.
Como assim uma pessoa adulta está indo num show? E tem o sonho de ir pra Disney? E gosta de ler livros de romance "bobinhos"? E assiste filmes infantis? E está indo para o bar? Você deveria usar seu tempo para praticar exercícios físicos, ir à igreja, acordar cedo e trabalhar. Como um bom cordeirinho domesticado que só sabe obedecer ao pastor.
*voz da Carrie Bradshaw* Mas será que precisamos mesmo parar de nos divertir na vida adulta?
A diversão é um ato de rebeldia contra uma sociedade que nos quer existindo apenas para trabalhar
Ninguém para de gostar de fazer coisas legais, sair com os amigos e consumir conteúdos “bobinhos”. Não existe uma chave dentro de nós que é automaticamente desligada quando completamos 18 anos e passamos a assumir responsabilidades de adultos. A realidade é que o capitalismo não quer que a gente se divirta.
O tempo passado com amigos, com família e com hobbies “inúteis” é um tempo que não está sendo usado para produzir.
Não é à toa que em qualquer vídeo de uma fila de show você vai ler comentários do tipo “se jogar uma CLT aí não sobra ninguém”.
Fomos condicionados a acreditar que o único propósito do ser humano é trabalhar (para deixar outra pessoa rica, claro).
Entristece ver como tem gente realmente comprando essa ideia de que momentos de diversão são nocivos. “Vão estragar sua rotina”, “vão fazer você se sentir mal”, “você nem tem mais idade pra isso!” Discurso esse que em 99% das vezes parte de quem ganha mais dinheiro em um mês do que você vai ganhar no ano inteiro.
Assim cria-se o trabalhador que passa a julgar outros trabalhadores que gastam seu escasso tempo livre se divertindo. Enquanto isso, o chefe está passeando pela Disney com sua família, comendo nos melhores restaurantes e bebendo as bebidas mais caras. Mas ai de você se quiser fazer o mesmo! Você precisa agarrar sua CLT e viver para realizar os sonhos dos outros. E ah, cuide bem da sua saúde para aguentar fazer isso por mais tempo! Nada de ir pra balada, de beber ou de ficar acordado até tarde!
Em 1980 já foi cantada essa bola: só trabalho sem diversão faz do Jack (e de você) um bobão
Quem deixa de fazer as coisas que gosta por achar que existe uma data limite pra isso, ou pior, que faz mal à saúde, está sendo enganado pelo sistema. Também está prestes a ganhar um burnout e uma depressão de presente.
Não há corrida ou musculação que te salve de uma vida sem diversão.
Quando tiver 90 anos de idade, você não vai lembrar de todos os dias que trabalhou, nem de todos os dias que correu 10 km ou foi para a academia. Suas melhores lembranças serão do tempo de qualidade que passou com quem ama, de ter sentado em uma mesa de bar para jogar conversa fora, botado uma orelha do Mickey na cabeça e andado num parque, gritado em plenos pulmões assistindo seus artistas favoritos.
Estamos todos trabalhando diariamente para conseguirmos viver com o mínimo de conforto. Podemos muito que bem nos divertir no meio do caminho.
✨o que está rolando
🐻 A terceira temporada de The Bear estreia dia 26/06 na Hulu e 17/07 no Disney+
🗣️ Dia 04/07 é o lançamento do My English Tool Kit, um guia para quem quer aprender inglês estudando sozinho e não faz ideia de como se organizar pra isso. Mais infos vão ser postadas lá no insta
🎵 Paul McCartney tá querendo tirar o CPF e vai voltar para mais 2 shows no Brasil, dias 15 e 19 de outubro, em Sâo Paulo e Florianópolis. Infos sobre ingressos aqui
⛵ Esse querido está navegando pelo pacífico num barquinho minúculo e registrando tudo pelo caminho. Daquelas loucuras que apenas o Tik Tok consegue proporcionar que a gente acompanhe
👨🏻 Ele é bonito mesmo ou só tem um bigode e ouve Deftones? Questões
💅🏻 Só se fala nela
🌆 Eu nunca tinha parado pra pensar em como eram as cidades da China, mas isso aqui não me passava pela cabeça. E é assim que eu tenho mais um país na minha lista de viagens dos sonhos!
📻 música da semana
Não poderia ignorar a nepo baby mais legal do país no momento. Tontom é artista independente, filha da Heloísa Périssé. Ela lançou uma música que é a cara do antigo rock brasileiro, bem Rita Lee vibes,que deixo aqui como indicação da semana.
Até a próxima :)